Cerca de 150 doses da vacina contra a febre amarela estão disponíveis duas vezes por semana, nas terças e nas quintas-feiras, no Posto de Saúde 24 horas. Entretanto, a demanda é maior e várias pessoas ficam na fila esperando e acabam por não receber a dose. A fila começa a ser formada ainda pela manhã, mas as fichas da ordem numérica só começam a ser distribuídas às 13h30min.
De acordo com a enfermeira Tanara Michielin, coordenadora das imunizações, as vacinas são disponibilizadas pela secretaria estadual de saúde para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Caxias e, de lá, distribuídas para a região. Bento Gonçalves atende ainda a demanda de outros municípios da micro região. “As pessoas precisam saber que não há motivo para pânico e nem a necessidade de todo mundo tomar a vacina. Apenas quem vai para as áreas de risco ou para fora do país é que precisam ser imunizadas e devem tomar a dose 10 dias antes da viagem”, informa a enfermeira.
Segundo Tanara, não tem como fazer uma triagem nas pessoas que esperam pela dose. “As vacinas estão disponíveis o ano todo e, quem não vai viajar, não precisa. A fila é pra todo mundo e não temos como cobrar que as pessoas apresentem a passagem já comprada para confirmar se elas realmente vão viajar. Não podemos negar a vacina para ninguém, a não ser que falte”, completa Tanara.
Apesar da imunização ser feita gratuitamente, quem não tiver acesso às doses no posto de saúde, mas tiver condições financeiras, pode procurar clínicas particulares, que comercializam as doses. Foi o que uma leitora da Gazeta teve que fazer para poder viajar, mas ela reclama. “Tenho que viajar para a área de risco e paguei R$ 100,00 cada vacina para meu filho, meu marido e para mim, sabendo que pago impostos e tenho direito de receber a vacina de graça. Fiquei como uma palhaça esperando na fila para chegar na hora e não ser vacinada”, desabafa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário