segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Com o trabalho de conclusão de curso, intitulado ‘Infecção crônica por toxoplasma gondii (Cepa Genótipo I) induz a hipertrofia de neurônios do plexo mientérico do cólon descendente de ratos’, a egressa Janaina Soares, do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Umuarama, acaba de conquistar uma vaga no disputado mestrado da USP, na área de Enfermagem Psiquiátrica.

Orientada pelo professor Eduardo José de Almeida Araújo, Janaina iniciou a pesquisa há três anos, época em que era aluna do PIC (Programa de Iniciação Científica) e PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica). O objetivo foi avaliar os efeitos da infecção crônica induzida por taquizoítos de uma cepa genótipo I de Toxoplasma gondii sobre os neurônios mientéricos do cólon descendente de ratos adultos.

“O trabalho se dá com a infecção por 30 dias pelo protozoário toxoplasma gondii, em que verificamos o plexo mientérico, uma rede de neurônios localizada no intestino. Este plexo exerce sua função na atividade muscular deste órgão, cujas alterações morfológicas dos neurônios mientéricos analisamos”, explica a egressa, lembrando que o estudo foi feito no laboratório de neurogastroenterologia da UNIPAR.

A recém-formada define os projetos de pesquisa da Universidade como porta de entrada para o curso de mestrado: “Sinto-me muito feliz e satisfeita, pois é algo que objetivo desde o início da graduação, quando me envolvi na pesquisa. Ela nos induz a aprender e nos aponta caminhos, facilitando a escolha por uma pós-graduação. Além disso, incentiva-nos a desenvolver resumos e artigos, oportunizando a publicação em vários eventos, o que nos leva a crescer e a nos interessar pela atividade científica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário